O Jejum e a abstinência são ações cultivadas pelos fiéis do Senhor durante a Quaresma como uma espécie de preparação do corpo para a celebração cristã mais importante do ano: A Páscoa.
Apesar de serem imensamente comuns entre aqueles que seguem os passos de Cristo, o conceito de jejum e abstinência ainda gera muitas dúvidas entre os fiéis.
Pois afinal de contas, qual a diferença entre jejum e abstinência?
Pois bem, antes definirmos cada uma dessas ações, é de suma importância compreender qual a importância de cada um deles para aqueles que desejam purificar-se para celebrar a Ressurreição de Cristo.
A importância do Jejum e da Abstinência durante a Quaresma
Sendo iniciada durante a Quarta-feira de Cinza, a Quaresma abrange 40 dias de jejum ou abstinência para purificação da carne e redenção do espirito.
A Quaresma representa os 40 dias que antecedem a Ressurreição de Cristo, tendo o seu final no Domingo de Páscoa.
Para os fiéis do catolicismo, a Quaresma é uma menção aos 40 dias em que Jesus foi tentado pelo Satanás no deserto.
E para superar as tentações do inimigo, Jesus colocou-se em um longo período de Jejum e oração.
Para nós, seguidores da Palavra do Senhor, este é um período em que devemos vigiar nossas ações e pensamentos, afastando tudo o que não é do agrada de Deus.
A Quaresma é quando nos colocamos no deserto afim de purificarmos nosso corpo e espirito para a celebração da Páscoa.
Penitência na Quaresma
As penitências são ações propostas de modo interior e exterior para nos redimirmos de nossos pecados e renascermos para os mandamentos do Senhor.
Ou em outras palavras, a penitência é o caminho que conduz o pecador de volta aos caminhos de Cristo, demonstrando seu arrependimento pelos erros cometidos.
Dentro deste conceito, surgem o Jejum e a abstinência como forma de penitência para alcançar a redenção do espirito.
O jejum basicamente e a privação total ou parcial de alimentos dentro de um determinado período.
Esta ação é cultivada pelos fiéis do Senhor desde os tempos passados, sendo diversas vezes citadas dentro da Bíblia.
O jejum é uma das práticas cultivadas durante a Quaresma para a purificação da carne e do espírito, nos levando de volta aos braços do Senhor.
A abstinência por sua vez se refere a opção não ingerir carne vermelha durante o período da Quaresma.
Tanto o jejum como a abstinência são formas de demonstrar arrependimento em relação aos erros e pecados cometidos, exprimindo também o desejo de receber e ser digno do perdão de Deus.
A quem o Jejum e a Abstinência são recomendados na Quaresma
De acordo com as doutrinas da Igreja Católica, o Jejum e a Abstinência devem ser praticados por pessoas de 18 a 59 anos de idade.
Os fiéis com menos de 18 anos e mais de 59 anos podem praticar o jejum e abstinência durante a Quaresma, mas sem obrigatoriedade.
Pessoas com diagnósticos de doenças e mulheres grávidas também estão dispensados de praticar as penitências durante os 40 dias que antecedem a Páscoa por questões de saúde.
Aqueles que exercem trabalho braçal ou intelectual de grande esforço estão dispensados do jejum, afim de manter seu desempenho profissional.
No que diz respeito a abstinência de carne vermelha durante a Quaresma, a prática é indicada a partir dos 14 anos, e deve ser cultivada durante toda a vida.
Salvo no caso de doenças, gravidez e recomendações médicas.
Aqueles que estiverem passando por problemas financeiros e recebem carne vermelha como doação também estão dispensados da abstinência.